quarta-feira, 21 de abril de 2010

Plano de Mobilização Social pela Educação

Plano de Mobilização Social pela Educação


O Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE é uma ação balizada pela parceria entre o Governo Federal, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e a sociedade civil.

A Mobilização Social é um dos pilares do PDE e visa a integração de esforços entre o poder público, alunos, professores, a família, o bairro, a cidade, agentes culturais, entidades religiosas, segmento empresarial e demais atores da sociedade civil. O objetivo é mostrar à sociedade e, em especial às famílias, que, embora a educação seja dever do Estado e direito de todos, ela é, também, educar é uma tarefa pública e de responsabilidade de todos os cidadãos.
Nesse sentido, o MEC elaborou o Plano de Mobilização Social pela Educação como instrumento para o envolvimento desses segmentos sociais na busca de garantir a todos os brasileiros, e a cada um, o direito de aprender. Ele tem como base as diretrizes do Plano de Metas do PDE, que devem ser adotadas por todas as escolas públicas do país, compromisso firmado pelos dirigentes municipais e estaduais com o Ministério da Educação.
O fundamento do Plano de Mobilização é de que a educação tem de ser vista como um direito e um dever das famílias, tendo em vista que:
a) as famílias e responsáveis pelas crianças, adolescentes e jovens têm o direito de reivindicar que a escola dê uma educação de qualidade para todos e cada um de seus alunos. Podem e devem cobrar providências, medidas e ações para que isso ocorra.
b) as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o dever de ajudar a escola em casa, criando disciplina e rotina de estudos.
c) as famílias e responsáveis têm o dever de se aproximar da escola.

O Plano de Mobilização é uma orientação aos mobilizadores para ação junto às famílias e responsáveis por crianças, adolescentes e jovens estudantes em escola pública, com o objetivo de aproximá-los da escola, de modo a:

 despertar a consciência das pessoas sobre o compromisso social na afirmação do direito de todos os brasileiros à educação de qualidade e o papel de cada um como protagonista dessa agenda com amigos, vizinhos, parentes, associação de moradores, entre outros.
 desenvolver ações que contribuam para a expansão do Plano e de suas atividades, por meio de campanhas de conscientização, trabalho voluntário que aproxime escola e comunidade.

As escolas – diretores, professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais – têm um importante papel a cumprir na mobilização. Cabe, portanto, aos gestores municipais e estaduais de educação – secretários, superintendes e suas equipes, orientar as escolas de suas redes a buscar parceria com as famílias, criando em todas as unidades um ambiente propício e acolhedor que motive as famílias a participarem mais da vida escolar dos estudantes. Por exemplo:
 marcando reuniões de pais em horários favoráveis à sua participação;
 transformando as reuniões em momentos de troca de experiências sobre o desenvolvimento dos alunos;
 incentivando os pais e responsáveis a acompanharem em casa a vida das crianças e jovens, garantindo a disciplina para o estudo diário, a fazerem o dever de casa, a criarem o hábito da leitura, a não faltarem às aulas e serem pontual.
 divulgando os resultados da escola, em especial o IDEB, as metas a serem alcançadas e informando as medidas que estão sendo adotadas para atingi-las:
 divulgando os PAR - Plano de Ações Articuladas dos município e do estado e o Plano de Desenvolvimento Estratégico da escola.
 incentivando a formação dos Conselhos Escolares e fortalecendo sua atuação.
 imprimindo e distribuindo a Cartilha "Acompanhem a Vida Escolar de Seus Filhos" elaborada pelo Ministério da Educação, assim como outros materiais de mobilização, como panfletos e cartazes. Importante: o município ou o estado pode nos enviar sua logomarca para ser colocada nos materiais. Consulte-nos a respeito, escreva para mobilizacaosocial@mec.gov.br.

Conheça um pouco mais sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação e nossos materiais de mobilização social no Blog da Mobilização, no endereço http://familiaeducadora.blogspot.com .

CONTATOS:

E-mail: mobilizacaosocial@mec.gov.br
Telefone: (61) 2104-9816

Nenhum comentário:

Postar um comentário