terça-feira, 20 de abril de 2010

Sugestões de frases para escrever um parecer descritivo.

INTERAGE COM O GRUPO, OUVE, RESPEITA E SABE SE POSICIONAR. COLABOROU NA CONSTRUÇÃO DAS REGRAS, COOPERANDO NA RELAIZAÇÃO DOS TRABALHOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.
IDENTIFICA E ESCREVE O PROPRIO NOME, RECONHECE E NOMEIA ALGUMAS LETRAS DO ALFABETO, MAS SUA ESCRITA AINDA NÃO CORRESPONDE À ESCRITA CONVENCIONAL.
IDENTIFICA ATRIBUTOS NOS DIFERENTES SERES E OBJETOS E COMPRRENDE A RELAÇÃO DE UM OBJETO EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO.
REALIZOU E PARTICIPOU DAS ATIVIDADES PROPOSTAS DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DA PÁSCOA.
...........
Relaciona-se espontaneamente com os colegas, procurando interagir com a professora e participa das atividades em grupo efetivamente.
Reconhece e nomeia todo o alfabeto. Realiza pseudo leituras através de ilustrações. Se expressa com clareza.
Conta reconhece e escreve sequencia numérica de 2 a 20 com autonomia e efetua adições simples.
Identifica e diferencia animais selvagens e domésticos.
Participou e realizou...
................
Mostra interesse na realização das atividades e é muito solicito. Se expressa de forma clara e argumentada, interagindo com o grupo e com a professora.
Vem demonstrando grande avanço na escrita em relação ao bimestre passado, ainda sem valor sonoro.
Agrupa elementos semelhantes, retirando-os de um todo e efetua adições e subtrações simples com material concreto e mentalmente.
Diferencia um ambiente poluído de um saudável. Participou e realizou as atividades relacionadas às datas comemorativas do bimestre.
...........................
Interage com os colegas nas situações cotidianas, sendo capaz de ação critica e cooperativa para construção interativa do conhecimento.
Se expressa de forma clara e precisa, através do relato de experiências. Do dialogo, de jogos e brincadeiras. Manifesta experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada.
Utiliza-se de uma letra para representar cada silaba oral sem relevância sonora. Reconhece todas as letras do alfabeto com autonomia. Realiza leitura de ajuste de textos já conhecidos.
Nomeia, reconhece e escreve os numerais de 0 a 100.
Percebe a importância de uma alimentação saudável para melhorar a qualidade de vida e reconhece o a importancia dos hábitos de higiene para a manutenção e preservação da saúde.
.........................
Relaciona-se bem com a professora e com o grupo e realiza as atividades propostas com rapidez e autonomia.
Realiza pseudo leituras a partir de ilustrações e leitura de ajustes de textos já conhecidos. Ao escrever ainda representa cada silaba oral com uma letra com valor sonoro.
Conhece e utiliza o sistema de numeração decimal ate a centena, Le e interpreta gráfico e tabelas.
Classifica os animais em aves ou mamíferos, através de suas características e valoriza costumes e valores e formas de expressões de diversas culturas.
.......................
Age de forma mais independente, executando ações simples do cotidiano e requisitando ajuda quando necessário.
Le palavras e frases utilizando-se das estratégias de leitura e escreve demonstrando certo domínio sobre a correspondência sonora: fonema/grafema, utilizando-se para representar cada silaba oral com valor sonoro convencional.
Interpreta e resolvem situações problemas, especialmente aquelas envolvendo quantificações.
Relaciona os cincos sentidos aos seus respectivos órgãos.
Percebe a diversidade étnica da nossa cultura e desenvolve a auto-estima, a partir da analise de si mesmo e dos outros com a vistas á formação de hábitos plenos de cidadania.
.............................
Com base nos objetivos propostos no bimestre foi possível observar que o aluno apresenta uma escrita característica da hipótese alfabética, expressando-se através de palavras e pequenos textos, onde apresenta erros ortográficos, que o mesmo percebe e muitas vezes tenta corrigir. Le e escreve e os erros mencionados podem ser sanados através de atividades dirigidas, apresentando e concluindo rapidamente os trabalhos propostos.
Situa-se no tempo e no espaço, resolve operações matemáticas de adição e subtração com grau de dificuldade.
Aprendeu parte dos conteúdos referentes às funções dos vegetais, alem da importância da família e o relacionamento com a escola. Sempre prestativo, propõe a colaborar com os colegas que necessitam de auxilio, relacionando-se bem com a turma.
Sugerimos como atividades para recuperação paralela, a leitura diária, produção textual, criação e ampliação das listas de palavras.
..............
A partir das atividades apresentadas, observamos que o aluno escreve duas letras ou mais por silaba, conseguindo escrever pequenas frases, apresentando alguns erros ortográficos.
..................
A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou relacionar-se espontaneamente, procurando interagir, participando e emitindo opiniões.
Participa esporadicamente em pequenos grupos ou duplas, preferindo, no entanto realizar suas tarefas individualmente.
Utiliza a escrita convencional, porem ainda questiona os aspectos ortográficos da língua. Realiza leitura, compreende textos e se expressa com clareza.

2 comentários:

  1. gostei das dicas.
    se puder dá uma passadinha no meu blog também:
    http://umanormalista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Dear Flávia
    Suas contribuições foram de grande valia para meus pareceres. Ótimas colocações.... Obrigada... Um forte abraço... Claudia Costa

    ResponderExcluir