sábado, 18 de fevereiro de 2012

Frases sobre Educação para Início do Ano letivo:Freire e Rubem Alves

 Paulo Freire:


"Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola decreta que antes dela não há nada."

"O professor é um coordenador de atividades que organiza e atua conjuntamente com os alunos."

"Além de um ato de conhecimento, a educação é também um ato político. É por isso que não há pedagogia neutra."

O caminho se faz caminhando.
Eu gosto esclusivamente desta porque no tempo que eu fui monitor de jovens e adulto na pedagogia Freiriana, foi esta frase que me deu todo o suporte.

"Pedagogia como prática para a liberdade" : Quando o oprimido liberta-se da opressão também liberta o opressor...

A leitura de mundo precede a leitura da palavra...
"A construção do conhecimento se faz através do diálogo"

"Se aprende com as diferenças e não com as igualdades"

Adoro esta: "O sonho de uma criança ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder. Alguém muito especial, consciente, envolvido em laços de afetividade, que se preocupa com ela e que seja capaz de fazê-la sorrir e aprender a construir sua própria aprendizagem."

O educador é entendido como alguém que traz conhecimento e não como um copo vazio, o educador não é o dono do saber ....
... ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho”.
A MELHOR MANEIRA DE EDUCAR É DAR EXEMPLO.


a)
"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutro, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo".
b)
"Só desperta paixão de aprender, quem tem paixão de ensinar."
(Paulo Freire)
Reflexão, sobre quem é o educador.
" O educando se torna realmente educando quando na medida em que conhece, ou vai conhecendo (...) e não na medida em que educador vai depositando nele a descrição dos objetos ou dos contúdos".(FREIRE,1992)
"QUEM FORMA SE FORMA E RE-FORMA AO FORMAR E QUEM É FORMADO FORMA-SE E FORMA AO SER FORMADO".


"QUEM ENSINA APRENDE AO ENSINAR E QUEM APRENDE ENSINA AO APRENDER".
"É que a democracia, como qualquer sonho, não se faz com palavras desencarnadas, mas com reflexão e prática".

(Paulo Freire. Professora sim, tia não. p91)
"O mundo não é. O mundo está sendo." Paulo Freire, 1997
Lendo para preparar um trabalho, encontrei o que tinha a essência do que pensava:

“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”.
"GOSTO DE SER GENTE PORQUE A HISTÓRIA EM QUE ME FAÇO COM OS OUTROS E DE CUJA FEITURA TOMO PARTE É UM TEMPO DE POSSIBILIDADES E NÃO DE DETERMINISMOS"
Entre tantas frases de Paulo Freire que norteiam minha ação pedagógica, citaria a que mais define o meu trabalho: "Não se pode falar de educação sem amor".
"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".
( Paulo Freire )





RUBEM ALVES





"OS OLHOS SÃO A LÂMPADA DO CORPO. QUANDO A LUZ DOS OLHOS É COLORIDA, O MUNDO VIRA UM ARCO-ÍRIS"



"QUEM TOLERA TUDO É PORQUE NÃO SE IMPORTA COM NADA"

"Pessoas que fizeram do ato de engolir sapos um hábito acabam por ficar parecidas com eles: andam aos pulos, sempre rente ao chão e coaxam monotonamente."


A beleza é triste pois ela está no lugar de algo que se foi.
O tempo perdido não pode ser recuperado.
Sua beleza só pode ser vivida como ausência: a beleza dói...
Magia é isto: invocar o que se foi, mas que continua a nos habitar. Ou será poesia? (Rubem Alves)
"Amizade é o encontro de duas solidões. Quando duas solidões se encontram, acontece a comunhão". (Rubens Alves)

"Ódio produz casamentos duradouros. O ódio não suporta a idéia de ver o outro voando livre, para longe... O ódio segura, para que o outro não seja feliz. O ódio gruda mais que amor. Porque o amor deixa o outro voar..." (Rubens Alves)

A alma é uma paisagem. As paisagens da alma não podem ser comunicadas. Quando mais fundo entramos nas paisagens da alma, mais silenciosos ficamos. (Rubem Alves)

Um telefonema não é uma carta falada. Pois lhe falta o essencial o silêncio da solidão, a calma da caneta pousada sobre a mesa que espera e escolhe pensamentos e palavras. O telefone põe a solidão a perder. (Rubem Alves)

Muitas doenças da alma decorrem do fato de que nos levamos a sério. Os demônios são sérios e graves. Deus é leve e ri. "O riso é o início da oração" (R. Niebuhr). (Rubem Alves)

A proximidade da morte ilumina a vida. Aqueles que contemplam a morte nos olhos vêem melhor, porque ela tem o poder de apagar do cenário tudo aquilo que não é essencial. Os olhos dos vivos tocados pela morte são puros. Eles vêem aquilo que o amor tornou eterno. (Rubem Alves)
A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. (Rubem Alves)

A verdade não mora no que se diz, mas no como ele é dito. Ela não está na letra; está na música. Pouco importa que você esteja certo e que o outro seja o culpado. Os fatos não salvarão o seu amor. O que salva o amor é a música com que falamos... ( Rubem Alves)

O tempo perdido não pode ser recuperado. Sua beleza só pode ser vivida como ausência: a beleza dói... Magia é isto: invocar o que se foi, mas que continua a nos habitar. Ou será poesia? (Rubem Alves)

"Sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo. A última coisa que se pode sentir diante da 'eterna novidade do mundo' é tédio. O pensamento é uma criança que explora essa caixa de brinquedos chamada mundo. Pensar é brincar com os pensamentos." (Rubem Alves)

Eu sou uma saudade imensa, cercada de carne por todos os lados.
Quem acredita que Deus tem uma câmara de torturas eterna não pode amá-lo. Só pode temê-lo. Mas, como Deus é amor, aquilo que é temido não pode ser Deus. Só pode ser o Diabo.(...)
"Você entendeu: esta estória é uma parábola sobre Deus. Quem acredita no inferno está, na realidade, acreditando em coisas horrendas sobre Deus. A questão crucial, portanto, nessa pergunta sobre a existência do inferno é: o que você pensa de Deus?"

Nossas Escolhas....
Não é de se admirar, portanto, que as pessoas passem suas vidas com a estranha sensação de que não era bem aquilo que desejavam. Elas foram alguma coisa diferente dos seus sonhos, e esta traição as condenou a infelicidade. Só lhes resta então compreender a verdade das palavras de Paulo Leminski: "Ai daqueles que não morderam o sonho e de cuja loucura nem mesmo a morte os redimirá".

" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."



" O que a memória ama fica eterno"
(do livro: O retorno e Terno - R. Alves)





Reflita com Rubem Alves>
# "Amizade não acontece por causa de concordância de palavras".
# "Saudade é uma maneira de sentir a vida".
# "Amizade existe sobre um pressuposto de afetividade".
# "Somos belos como os desejos de Deus".
#"A maioria dos pais não está interessada na educação dos seus filhos. Talvez nem saiba o que seja isto".
# "O livro nos conduz a um lugar de intimidade só nosso".
# "Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente".
# Amizade não acontece por causa de concordância de palavras – Rubem Alves



"Antes de ser feito com o corpo, o amor é feito com as palavras." Rubem Alves


É a saudade que torna encantadas as pessoas. A ausência faz crescer o desejo, purifica a memória." Rubem Alves


"Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno". Rubem Alves

AMOR - Rubem Alves...lindo demais!!
Amor é isto: a dialética entre a alegria do encontro e a dor da separação.De alguma forma a gota de chuva aparecerá de novo, o vento permitirá que velejemos de novo, mar afora. Morte e ressurreição. Na dialética do amor, a própria dialética do divino. Quem não pode suportar a dor da separação não está preparado para o amor. Porque o amor é algo que não se tem nunca. É evento de graça. Aparece quando quer, e só nos resta ficar à espera. E quando ele volta, a alegria volta com ele. E sentimos então que valeu a pena suportar a dor da ausência, pela alegria do reencontro.

"De vez em quando, raramente, o povo fica bonito. Mas, para que esse acontecimento raro aconteça, é preciso que um poeta entoe uma canção e o povo escute: “Caminhando e cantando e seguindo a canção...” Isso é tarefa para os artistas e educadores. O povo que amo não é uma realidade, é uma esperança."

Rubem Alves
Psicanalista e professor emérito da Unicamp


Sociedades se constroem quando os homens concordam sobre coisas grandes. A amizade acontece quando os homens concordam sobre coisas pequenas



Por quê? Quem faz essa pergunta se encontra diante de um enigma, algo que não entende. Não entende e dói. É preciso que o não-entendido doa para que a pergunta brote. Há muitas coisas que não entendemos. Mas elas não doem. Não doendo, não fazemos a pergunta. Fazemos a pergunta para diminuir a dor, para dar sentido à dor.” RUBEM ALVES em "O amor que acende a lua".


"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
( Rubem Alves )



Um comentário:

  1. Oi Flávia !
    É muito bom saber que existe gente tão apaixonada quanto eu pelo nosso querido Rubem Alves, amo esse homem de paixão, sou fã incondicional. Que pena ter nos deixado.
    Um abraço, Maria José Bium Ferraz - pedagoga, psicopedagoga e diretora de escola.

    ResponderExcluir