segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PROJETO AMIZADE PRIMEIRO ANO

 
EMEF IMPERATRIZ LEOPOLDINA
NOVO HAMBURGO – BAIRRO:IDEAL 
PROJETO: AMIZADE COM AMOR SE FAZ NA ESCOLA: SEGUNDO TRIMESTRE
 
                                                       Professora Flávia Garcia Fernandes
                      


                      

OBJETIVOS :

                     Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;

                     Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família;

                     Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;

                     Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos;

                     Trabalhar em equipe com alunos, professores funcionários e toda gestão escolar.

                     Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;

                     Apropriar os conceitos matemáticos de adição e multiplicação das virtudes e das amizades;

                     Apropriar os conceitos matemáticos de subtração, utilizando os sentimentos negativos como inveja, egoísmo, desrespeito, etc.

                     Conhecer as variadas maneiras amizades que podem estabelecer com animais, plantas, etc. Introduzir o estudo sobre os animais, ressaltando a amizade que podemos ter pelos mesmos.

MATERIAL:

                     Livro Ninguém é igual a Ninguém (Regina Otero e Regina Rennó).

                     Textos diversificados sobre o tema da Amizade e Fraternidade; interpretação e redação pessoal.

                     Filme sobre o tema de amizade e fraternidade.

                     Texto extraídos site: História para criança ler, ouvir e sonhar

 

PLANEJAMENTO :

 

1º Sensibilização. 2º Concretização. 3 º Integração. 4º Exposição.

 

TEMAS TRANSVERSAIS:

 

ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento para esclarecer os conteúdos.

 

SAÚDE: participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.

 

PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos sócio afetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.

 

CIDADANIA: Direitos e deveres individuais e coletivos.

 

EXECUÇÃO:

Sensibilização: Este é um projeto interdisciplinar que aborda todas os alunos, professores e funcionários  da escola. Desenvolver a aprendizagem dos valores humanos de união, fraternidade, amizade, companheirismo, respeito e amor ao próximo através de situações compartilhadas em grupo.

 


CONCRETIZAÇÃO:

                     Para estimular a criatividade dos alunos foram criadas Monitores da paz  para que todos participasse e sejam responsável pela escola  e o bem estar de todos.

                      Incentivar a leitura compartilhada por meio do livro Ninguém é igual a ninguém. Estrutura textual de um livro; Estrutura da frase; Coletivo, encontro consonantal, separação de sílabas;

                     Desenvolver a oralidade e a escrita através do reconto oral e da composição escrita do bilhete para o colega. Estrutura funcional do BILHETE.

                     Valores Humanos no dia-a-dia; Pintura de faixas gigantes sobre o tema.

                     Serão sorteados  aleatoriamente livros paradidáticos ou revista de atividades durante todo o mês de fevereiro na sala de aula que mas se destacar.

  

IINTEGRAÇÃO:

 

                     Ao iniciar a aula, fazer uma oração agradecendo a Deus pelos nossos colegas de classe, pelos nossos amigos que não estudam na escola e pela nossa família. Ressaltar o amor ao próximo. Realizar um círculo na sala de aula (mudar a disposição das carteiras, se for possível).Contar a estória do livro Ninguém é igual a ninguém de Regina Otero e Regina Rennó. Perguntar aos alunos o que entenderam sobre a história e como podemos fazer para respeitar as diferenças entre os nossos colegas.Os alunos realizarão leitura silenciosa e oral do texto (verificar as dificuldades na leitura, realizando a mediação na transcrição da linguagem e na compreensão da palavra escrita). Realizar atividades referentes ao texto: I n t e r p r e t a ç ã o.

                      Introduzir o estudo dos animais, conversando com os alunos sobre a importância de cuidarmos deles com carinho. Falar sobre a amizade que alguns animais têm com as pessoas (o pássaro e o cão, por exemplo).

                     Realização da leitura silenciosa e oral do texto Como viver em fraternidade. Fazer uma interpretação do texto com o grupo .Na celebração da amizade, viver em fraternidade é melhor que brigar. Uma das maneiras de viver bem é ser honesto e falar a verdade. Desenvolver problemas matemáticos para os alunos resolverem com situações sobre amizade

 

                     Iniciar a aula conversando com os alunos sobre a importância de sempre observarmos o nosso jeito de ser. Devemos nos livrar de sentimentos ruins e pedir sempre à Deus que nos ilumine e nos capacite para o perdão. Ressaltar a necessidade de ajudarmos uns aos outros e vivermos sempre em união. Em seguida, realizar a leitura de um texto sobre a reavaliação de nossas vidas

                     É bom saber trabalhar com o colega. Explicar aos alunos que nesse momento, nós iremos realizar a leitura do livro Ninguém é igual a Ninguém, em duplas. Explicar que cada um possui características próprias e como é importante a gente saber respeitá-las. Os alunos reunirão em duplas. Cada dupla irá receber um livro Ninguém é igual a ninguém. Eles realizarão a leitura e cada integrante da dupla escreverá um bilhetinho para o outro. Em seguida, cada aluno lerá o bilhetinho que recebeu em voz alta e o colocará no PAINEL DOS AMIGOS (um cartaz em papel sulfite com os envelopes pequenos colados). Colar bilhete e envelope. Conversar com os alunos e explicar que nós também podemos ter amizade com as árvores. Explicar que elas retribuem os bons cuidados com refrescantes sombras e, algumas delas, com deliciosos frutos.

 

EXPOSIÇÃO:

 

                     Expor todos os trabalhos na parede da escola.

                     Apresentação dos trabalhos na acolhida.

                     Exposição de um pomar da amizade do projeto Mais educação.


CONCLUSÕES E APLICAÇÕES:

 

           Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família e da Escola, incentivando o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo, diminui o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos. Eles devem aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre cada um.

         Acredito que o "jeitinho” de ensinar de cada professor é o verdadeiro método, mas como todo método exige uma base na qual nos apoiamos, chegamos a conclusão que os projetos são necessários e acredito que estamos  lançando sementes, que germinarão, e convidamos a todos que tragam novas sementes para compor um verdadeiro pomar que é a escola.


 

REFERÊNCIAS:

 


 

Projeto:Amizade  Com Amor se faz na Escola - Paraíso do Educando, site: paraisodoeducando.blogspot.com/. ../projeto-amizade-com-amor-se-f...




Um comentário: