segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PROJETO BAIRRO/ELEIÇÕES 3 ANO



PROJETO: "ELEIÇÕES NO BAIRRO/CIDADE"
Tema : "Eleições municipais e bairro/cidade". Tema transversal: Ética e cidadania.
Durações provável: agosto, setembro e outubro de 2012.
Público alvo:  alunos do Terceiro Ano A do Ensino Fundamental.
Justificativa: Os alunos estão comentando e ouvindo muito a respeito da eleição municipal. Aproveitando essa motivação natural e do estudo do bairro realizado nesse trimestre, desenvolveremos o tema através de um projeto que leve os mesmos a responderem as questões levantadas por eles, reconhecendo sempre a importância de participar efetivamente das eleições, provocando uma reflexão à realidade local dos bairros Moinho Velho (onde se situa a escola) e São Miguel (de onde são a maioria dos alunos). Já que os alunos já estavam trabalhando outro projeto sobre seus bairros, aproveitamos a motivação e criamos um subprojeto que continue motivando à pesquisa e o conhecimento local, ampliando a leitura do mundo em que vivem. Devido a proximidade das eleições, faz-se necessário um estudo relacionado ao tema, visto que nossos alunos, bem como suas famílias ainda  precisam de informações referentes a valorização do voto e ,através do estudo e discussão do tema , irão aprofundar seus conhecimentos acerca do voto de forma crítica e consciente e, a posteriori e concomitantemente ao projeto mostrando para seus pais a importância do voto para si, sua família e para a comunidade em que estão inseridos, destacando quais são seus interesses ao escolher um candidato que se comprometa a lutar por eles, elegê-lo e depois cobrar dele resultados: é desta forma que eles verão que o voto traz benefícios para suas vidas, pois a verdadeira cidadania passa pelo bom uso do direito de votar. Não anulá-lo ou deixá-lo em branco é uma forma consciente de exercer a cidadania. Votar ensina votar.
Objetivo geral: O presente projeto tem como objetivo estimular de forma crítica o conceito que os alunos têm sobre "o voto", abrindo espaço para que o aluno possa manifestar-se, buscando assim formar cidadãos plenos agentes transformadores das injustiças que tanto temos criticado e capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la. Conscientizar os alunos em relação à importância do voto.
Debater assuntos como emprego, casa própria, saúde pública, segurança, educação, moradia e outros que os alunos trouxerem em suas falas e pesquisas.
Objetivos Específicos:  Conhecer as necessidades e realidades de cada bairro estudado e fazer com que os alunos pensem, criem propostas para melhorias no bairro, desenvolvendo a criticidade e despertando o interesse pela política. Aprender quais as funções de um vereador e prefeito na esfera do bairro e município. Trabalhar em grupo, já que a turma estará dividida em partidos, onde cada grupo deverá criar um nome para o partido, as propostas, e escolher representantes (vereador e prefeito da turma). Desenvolver a oralidade, criação textual e artística (criando cartazes, logotipo do partido e letra de música). Conhecer como se dá o processo eleitoral onde todas as famílias do bairro participam: voto eletrônico e as propostas dos candidatos.

Metodologias: Através de pesquisas e entrevistas com moradores do bairro (sobre mudanças sofridas nos locais ao longo dos anos); criação de debates entre os candidatos que serão escolhidos nos grupos; votação direta e secreta, interagindo com outras turmas e convidando outros professores e profissionais da escola para votar; demonstrando os deveres de cada vereador e prefeito eleitos pela turma. Montar dentro do grupo série o projeto de eleição (simular uma eleição com candidatos pertencentes a cada classe). Definir o nome, sigla e símbolos dos partidos. Produzir textos (propostas dos candidatos).Pesquisa, construção e análise de gráficos. Criar o logotipo e cartazes do partido. Voto simulado. Confecção das cédulas e urna.

Recursos: cartazes, violão (para cantar as músicas), confecção de material impresso com as propostas (santinhos xerocados), caixas e papéis para a confecção das urnas.

Avaliação: Através de um acompanhamento nos grupos e individualmente verificando se houve busca de informações e registro coerente para a produção dos trabalhos. Observar o uso da linguagem oral e escrita. Se houve colaboração individual com o grupo. Observação da postura do aluno frente às situações do cotidiano que envolvam atitudes de respeito, compreensão e solidariedade.


Culminância do projeto: Efetivação da eleição, com a participação da turma que desenvolveu o projeto, convidando o outro terceiro ano para votar e envolver os outros professores (de Música, Espanhol e Educação Física) para a votação. Contagem de votos. Posse dos candidatos e o discurso proferido pelos mesmos. Pretende-se divulgar o projeto no Blog da Escola e no jornal de circulação da cidade.

Atitudes a serem trabalhadas: Respeitar e valorizar a diversidade cultural; Valorizar as discussões e respeitar as várias opiniões expressadas; Trocar ideias e opiniões; Assumir atitudes de respeito pelos outros; Tomar posição perante os problemas sociais, como a violência, necessidades locais da população dos bairros, etc. Assumir compromissos diante da importância do seu papel na sociedade; Colaborar na criação de propostas de soluções coletivas; Adotar atitudes de compreensão, solidariedade e deveres como cidadãos.

Obs: Não será permitido partidos que já existem. A intenção é que os alunos criem siglas e candidatos, evitando opiniões pessoais sobre os candidatos reais do município.
Autora: Flávia Garcia Fernandes


E.M.E.F. 29 DE SETEMBRO 2012 – TERCEIRO ANO.
Projeto "O bairro da escola"
Professora Flávia Garcia Fernandes
Duração: II Trimestre 2012
Objetivos:
                     Estudar o bairro Moinho Velho, o qual a escola situa-se (história, desenvolvimento, aspectos sócio-econômicos e culturais etc.).
                     Identificar características do local em que moramos.
Descrição do projeto:
  Num primeiro momento,pesquisar a história do bairro e pontos importantes ( indústrias, comércios, curiosidades e aspectos da comunidade escolar.  A Segunda parte do exercício foi analisar a vida dos habitantes dos bairros e a situação do meio-ambiente. As crianças deveriam verificar se eles estavam satisfeitos com a sua cidade, com o bairro,  o que eles precisavam, como estavam o abastecimento de água, a coleta de lixo,  e a qualidade de vida (lazer).Procurar  no jornal várias notícias indicam a situação da cidade/bairro: o que está bom e o que precisa ser melhorado; para verificar as condições ambientais e como podemos melhorar os desafios. Nesse momento, o professor e a professora estiveram orientando as crianças, mas procurando com que elas mesmas resolvessem os problemas, através do questionamento constante. Procurar na internet a localização do bairro na cidade, na região e estado.

                     História do bairro
                     Aspectos físicos
                     Atividades econômicas
                     Dados populacionais
                     Educação
                     Linhas de ônibus
                     Serviços e lazer
                     Bairros Vizinhos ( enfatizar o bairro São Miguel)
                     Vias de acesso e distâncias
                     Rios e córregos
                     Curiosidades e fotos.

Obs: A professora deve orientar a escrita e ortografia. Para a ilustrar o bairro, as crianças desenharão símbolos para os itens; o professor discutiu o que era um símbolo e pediu que as próprias crianças dessem exemplos para cada item . Expor painel das curiosidades, imagens e reportagens. Descrever o passeio pelo bairro em texto coletivo.

METODOLOGIA: Solicitar que os alunos escrevam no quadro o nome do bairro em que moram e uma característica. Perguntar a eles se sabem quais são as transformações que ocorreram no Brasil desde o início da construção dos estados e capitais.  Comente sobre as mudanças que acontecem nos bairros onde moramos e solicite que façam uma pesquisa com seus familiares ou vizinhos.
Construa com os alunos as perguntas que serão feitas para os entrevistados a na pesquisa a ser feita. Caso eles tenham fotos e possam mostrar na escola, que elas sejam anexadas à entrevista.
Para iniciar, os próprios alunos podem colocar numa folha quais mudanças eles viram acontecer no bairro onde moram. Criar um momento do VOCÊ SABIA: (Os próprios alunos podem pesquisar para aumentar as informações, como por exemplo:
Você sabia que a maior parte das cidades brasileiras estão divididas em bairros? Você sabia que São Paulo está dividida em 91 bairros? Você sabia que... Leve os alunos ao laboratório de Informática para realizar uma pesquisa na internet sobre o conteúdo trabalhado, bem como as questões da entrevista. Após toda a atividade realizada faça algumas perguntas, no caderno, aos alunos como, por exemplo: Onde está localizada a sua escola? Está no mesmo bairro em que você mora? Se a resposta for negativa, responda em que bairro ela está situada.- Escreva o nome dos bairros próximos à escola. - Seus familiares moram em quais bairros? Produzir um desenho que descreva o bairro. Desenhar a escola, o que tem em seus arredores, como o comércio ou as casas, a área verde.

Outras Atividades:

                     Passeio aos arredores da escola.

                     Pesquisa da sua casa no bairro, no google maps (aulas de Informática).

                     Resgate de fotos antigas do bairro e escola.

                     Pesquisa: O bairro em que moramos é um lugar muito importante para cada um de nós. Pois é nele que se encontram sua moradia, a rua onde você brinca, o local de compras, onde vivem amigos e vizinhos. Os alunos farão uma pesquisa com os pais ou vizinhos para saber como era antigamente o bairro onde moram.

Avaliação: Pedir para os alunos apresentarem seu desenho e sua descrição do bairro.
VISITA DOS TERCEIROS ANOS A FÁBRICA DE CALÇADOS NO BAIRRO MOINHO VELHO  - DOIS IRMÃOS.





Propostas  e Letras de Músicas digitadas pelos alunos: foi a primeira vez que muitos tinham usado processador de texto . Digitações lentas , mas   no final, todos ganharam  as propostas de todos os Partidos  do Bairro.



CARTAZES COM PROPOSTAS DOS PARTDOS:
PARTIDO SÃO MIGUEL- PSM
 PARTIDO DOIS IRMÃOS- PDI
PARTIDO DA ESCOLA - P.E.
PARTIDO DO RIO GRANDE DO SUL - PRS







14 comentários:

  1. Agora estamos em uma fase legal. Como as eleições municipais acabaram, temos mais autonomia para falarmos "sem medo" de política. As músicas estão prontas, as crianças já apresentaram cantando para a Professora de Informática e as propostas de cada partido estão digitadas por eles mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Enviamos o Projeto para o Jornalzinho da Escola, com um resuminho.

    ResponderExcluir
  3. Estamos conseguindo grandes avanços no Projto das eleições. Dividimos a turma em quatro partidos, com 4 alunos. Eles criaram um nome para cada prtido, propostas,fizeram letras de música...Estudaram quais as funções de um vereador e de um prefeito. Estão mais leitores e atentos, querem ler jornal e conversamos muito sobre as campanhas que estão sendo realizadas nos bairros...Inclusive estão bem críticos a promessas indevidas aos cargos. Para sermos mais coerentes...deixaremos a escolhados reresentantes dos partidos para depois das eleições de verdade!!!!!!!!!! Como aprendemos com as crianças!

    ResponderExcluir
  4. Consegimos uma urna para votar de verdade! Oba!!!!!
    Essa semana terminamos os santinhos para xerocar e crachás. Em cada partido temos um tesourero, um presidente, um candiato a vereador e outro para prefeito.

    ResponderExcluir
  5. Estou muito feliz!!!!!!! Conseguimos dar continuidade ao Projeto após muitas turbulências e outras responsabilidades: aprender divisões como conteúdo novo, trabalhar o Projeto sobre Educação Indígena e Consciência Ambiental que culminou à Visita ao Parque Florybal em Canela, na Serra Gaúcha, trabalhar Dia da Consciência Negra, máscaras africanas, avaliações textuais, de interpretação...UFA!!!!!!!!!!!!Conseguimos dar continuidade e QUARTA-FEIRA, DIA 04/12 TEREMOS ELEIÇÕES. Hoje vimos as imagens dos nossos vídeos pela primeira vez. Estávamos lá nos vendo, nos avaliando...e até o diretor Lúcio e a vice Adriana viram...ai que vergonha!!!!!!!!!!!Teve gente que até se escondeu. Galera!!!!!!!Depois quero enviar nossos vídeos para o Blog da Escola, onde todos podem ter acesso.

    Começamos a campanha!!!!!!!!!!!!!!!Delícia. Até o Professor Gerson, de Educação Física pediu cópia das nossas propostas e disse que vai levar à Câmara de Vereadores.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Flávia...como é bom quando podemos ver o resultado de um trabalho dando bons retornos. Admiro mto teu trabalho, tua garra, teu alto astral, teu entusiasmo pela educação. Isto não é utopia. É o desejo...é o acreditar...que aquilo que semeamos hoje, darão frutos no futuro...cidadania... Bety

    ResponderExcluir
  7. Para surpresa das crianças consegui colar hoje, sexta-feira, à tardinha, os santinhos...os primeiros...vamos esperar a segunda-feira.

    ResponderExcluir
  8. Quero colocar as fotos. Coloquei ao tirar...Fico tão empolgada ...

    ResponderExcluir
  9. Isso aqui tá igual um Diário de Professora. Tenho que pedir para as crianças lerem esses comentários. Será que eles conseguem???????????????????

    ResponderExcluir
  10. E monólogo.Diálogo consigo mesma.Mas posso apresentar diários assim como aula de português. Boa ideia!!!!!!!!!!!!!! Depois de pronto, esse projeto ainda sai publicado...e viva os projetos que nos empolgam para continuar dando aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Flavia! Quero ver esta ideia publicada!!! Conta comigo!Adriana

      Excluir
  11. Estou preocupada...com tantos conteúdos parece que o assunto saiu de "moda". Depois de muitas avaliações e etc voltamos a treinar leituras e discursos. Os alunos de 9 anos, a maioria nessa altura do ano, agora ainda não tem coragem de explicar. Preferem só ler os textos. Mesmo no vídeos, filmagens.

    ResponderExcluir

  12. Flávia Garcia Fernandes Não deu para ver os vídeos com vc hj...que correria.Amanhã...
    Segunda às 21:41 · Curtir

    Flávia Garcia Fernandes Hj tinha festinha do Cristian...quebrou o clima. Amanhã e quarta o multimídia já estão reservados para o terceiro B.
    Segunda às 21:42 · Curtir

    Flávia Garcia Fernandes Resultados das eleições: Brendha para Prefeita e Gabrieli Vereadora da Escola.
    há 10 minutos · Curtir

    Flávia Garcia Fernandes Fiquei com pena dos meninos do PDI que perderam a eleição...amanhã vou levar um mimo pra toda turma que viveu intensamente nos objetivos desse projeto. E agora que fazer votação para tudo ...até pra escolher desenho de natal...Isso me deixou feliz. Ainda mais que a turma se superou re-apresentado as propostas de cada partido umas cinco vezes, para o diretor, a Vice Adriana Fuhr , outro terceiro ano...quarto ano....e ainda faltou as merendeiras, que não deu tempo de apresentar...mas foi legal.
    alguns segundos atrás ·

    ResponderExcluir
  13. https://www.facebook.com/flaviaflorf/posts/312091812230096?notif_t=like

    ResponderExcluir