quinta-feira, 19 de abril de 2012

+ sugestões e imagens Índios


Dia do Índio: 19 de Abril


SOMENTE ÍNDIOS PODEM AFIRMAR QUE NÃO CONTRIBUI PARA DESTRUIÇÃO DO PLANETA”.(CELLO VIEIRA)







Onde estão os índios brasileiros?


Vivem em áreas espalhadas por todos os Estados, mas a maior parte das terras e da população indígena está mesmo é na Amazônia.


Como é a língua indígena?


Você acha que os índios falam outra língua? Não é bem assim!!! Os povos que habitavam o litoral do Brasil usavam principalmente a língua Tupi e muitas palavras da língua portuguesa tem origem no tupi-guarani. Quer conhecer algumas? Veja só: ARARA, CAPIM, CATAPORA, CIPÓ, CUIA, CUMBUCA, CUPIM, JABUTI, JACARÉ, JIBÓIA, JURURU, MANDIOCA, MINGAU, MINHOCA, PAÇOCA, PETECA, PINDAÍBA, PIPOCA, PREÁ, SARARÁ, TAMANDUÁ, TAPERA, TAQUARA, TOCA, TRAÍRA, XARÁ... Muitas, não? E pode ter certeza que há muito mais!


1. Separe as sílabas das palavras indígenas no caderno.


2. Pinte o desenho indígena com cores quentes. As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho.









NO DIA 19 DE ABRIL É COMEMORADO O DIA DO ÍNDIO, DATA CRIADA EM 1943, PELO ENTÃO PRESIDENTE, GETÚLIO VARGAS, ATRAVÉS DO DECRETO DE LEI Nº 5540.


MAS PORQUE FOI ESCOLHIDO O 19 DE ABRIL?


PARA ENTENDERMOS A DATA, DEVEMOS VOLTAR PARA 1940. NESTE ANO, FOI REALIZADO NO MÉXICO, O PRIMEIRO CONGRESSO INDIGENISTA INTERAMERICANO. ALÉM DE CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DE DIVERSAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS DOS PAÍSES DA AMÉRICA, VÁRIOS LÍDERES INDÍGENAS DESTE CONTINENTE FORAM CONVIDADOS PARA PARTICIPAREM DAS REUNIÕES E DECISÕES. PORÉM, OS ÍNDIOS NÃO COMPARECERAM NOS PRIMEIROS DIAS DO EVENTO, POIS ESTAVAM PREOCUPADOS E TEMEROSOS. ESTE COMPORTAMENTO ERA COMPREENSÍVEL, POIS OS ÍNDIOS HÁ SÉCULOS ESTAVAM SENDO PERSEGUIDOS, AGREDIDOS E DIZIMADOS PELOS “HOMENS BRANCOS”.


NO ENTANTO, APÓS ALGUMAS REUNIÕES E REFLEXÕES, DIVERSOS LÍDERES INDÍGENAS RESOLVERAM PARTICIPAR, APÓS ENTENDEREM A IMPORTÂNCIA DAQUELE MOMENTO HISTÓRICO. ESTA PARTICIPAÇÃO OCORREU NO DIA 19 DE ABRIL, QUE DEPOIS FOI ESCOLHIDO, NO CONTINENTE AMERICANO, COMO O DIA DO ÍNDIO.





CURIOSIDADES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS:





1. SE VOCÊ GOSTA DE COMER MILHO QUENTE, CURAU E PAMONHA SAIBA QUE OS ÍNDIOS DA AMÉRICA DO SUL FORAM OS PRIMEIROS A CULTIVAR O MILHO. FEIJÃO, ABÓBORA, ALCACHOFRA E MARACUJÁ TAMBÉM FORAM DESCOBERTOS E CULTIVADOS POR ELES.





2. SÓ OS CHEFES USAM COCAR. ELE É UM SÍMBOLO DE PODER DENTRO DA ALDEIA. CADA COR DO COCAR TEM UM SIGNIFICADO. PARA OS ÍNDIOS CAIAPÓS, O VERDE REPRESENTA AS FLORESTAS ONDE MORAM OS ANIMAIS E OS ESPÍRITOS DOS MORTOS, O AMARELO SIMBOLIZA AS MULHERES, AS CASAS E AS PLANTAÇÕES E O VERMELHO, OS HOMENS, BEM NO CENTRO DO COCAR.


3. CADA TRIBO TEM UM PAJÉ. ELE É O LÍDER ESPIRITUAL E UMA ESPÉCIE DE MÉDICO DOS ÍNDIOS. O PAJÉ É QUEM ESCOLHE O NOME DAS CRIANÇAS DEPOIS DE PEDIR INSPIRAÇÃO PARA OS SERES DA NATUREZA E CONSULTAR DEUS.


4. VOCÊ É UMA PESSOA CHEIA DE NHENHENHÉM? SAIBA QUE ESSA PALAVRA VEM DO TUPI E QUER DIZER CONVERSA JOGADA FORA, OU SEJA, BLABLABLÁ.


6.PARA MUITOS POVOS INDÍGENAS, ASSIM QUE O INDIOZINHO OU A INDIAZINHA NASCE, O PAI CORTA CARINHOSAMENTE O CORDÃO UMBILICAL COM OS DENTES. DEPOIS, FICA DE RESGUARDO ATÉ QUE O RESTO DO CORDÃO CAIA. PARA ELES, O NASCIMENTO DE UM FILHO DEPENDE DO PAI. JÁ A MÃE, GERA O BEBÊ.




5. AGORA VAMOS COLORIR O DESENHO INDÍGENA COM CORES FRIAS. AS CORES FRIAS, SÃO ASSOCIADAS À ÁGUA, AO GELO, AO CÉU, E ÀS ARVORES: VIOLETA, AZUL E VERDE. SÃO AQUELAS QUE NOS TRANSMITEM A SENSAÇÃO DE FRIO.