segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PROJETO BAIRRO/ELEIÇÕES 3 ANO



PROJETO: "ELEIÇÕES NO BAIRRO/CIDADE"
Tema : "Eleições municipais e bairro/cidade". Tema transversal: Ética e cidadania.
Durações provável: agosto, setembro e outubro de 2012.
Público alvo:  alunos do Terceiro Ano A do Ensino Fundamental.
Justificativa: Os alunos estão comentando e ouvindo muito a respeito da eleição municipal. Aproveitando essa motivação natural e do estudo do bairro realizado nesse trimestre, desenvolveremos o tema através de um projeto que leve os mesmos a responderem as questões levantadas por eles, reconhecendo sempre a importância de participar efetivamente das eleições, provocando uma reflexão à realidade local dos bairros Moinho Velho (onde se situa a escola) e São Miguel (de onde são a maioria dos alunos). Já que os alunos já estavam trabalhando outro projeto sobre seus bairros, aproveitamos a motivação e criamos um subprojeto que continue motivando à pesquisa e o conhecimento local, ampliando a leitura do mundo em que vivem. Devido a proximidade das eleições, faz-se necessário um estudo relacionado ao tema, visto que nossos alunos, bem como suas famílias ainda  precisam de informações referentes a valorização do voto e ,através do estudo e discussão do tema , irão aprofundar seus conhecimentos acerca do voto de forma crítica e consciente e, a posteriori e concomitantemente ao projeto mostrando para seus pais a importância do voto para si, sua família e para a comunidade em que estão inseridos, destacando quais são seus interesses ao escolher um candidato que se comprometa a lutar por eles, elegê-lo e depois cobrar dele resultados: é desta forma que eles verão que o voto traz benefícios para suas vidas, pois a verdadeira cidadania passa pelo bom uso do direito de votar. Não anulá-lo ou deixá-lo em branco é uma forma consciente de exercer a cidadania. Votar ensina votar.
Objetivo geral: O presente projeto tem como objetivo estimular de forma crítica o conceito que os alunos têm sobre "o voto", abrindo espaço para que o aluno possa manifestar-se, buscando assim formar cidadãos plenos agentes transformadores das injustiças que tanto temos criticado e capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la. Conscientizar os alunos em relação à importância do voto.
Debater assuntos como emprego, casa própria, saúde pública, segurança, educação, moradia e outros que os alunos trouxerem em suas falas e pesquisas.
Objetivos Específicos:  Conhecer as necessidades e realidades de cada bairro estudado e fazer com que os alunos pensem, criem propostas para melhorias no bairro, desenvolvendo a criticidade e despertando o interesse pela política. Aprender quais as funções de um vereador e prefeito na esfera do bairro e município. Trabalhar em grupo, já que a turma estará dividida em partidos, onde cada grupo deverá criar um nome para o partido, as propostas, e escolher representantes (vereador e prefeito da turma). Desenvolver a oralidade, criação textual e artística (criando cartazes, logotipo do partido e letra de música). Conhecer como se dá o processo eleitoral onde todas as famílias do bairro participam: voto eletrônico e as propostas dos candidatos.

Metodologias: Através de pesquisas e entrevistas com moradores do bairro (sobre mudanças sofridas nos locais ao longo dos anos); criação de debates entre os candidatos que serão escolhidos nos grupos; votação direta e secreta, interagindo com outras turmas e convidando outros professores e profissionais da escola para votar; demonstrando os deveres de cada vereador e prefeito eleitos pela turma. Montar dentro do grupo série o projeto de eleição (simular uma eleição com candidatos pertencentes a cada classe). Definir o nome, sigla e símbolos dos partidos. Produzir textos (propostas dos candidatos).Pesquisa, construção e análise de gráficos. Criar o logotipo e cartazes do partido. Voto simulado. Confecção das cédulas e urna.

Recursos: cartazes, violão (para cantar as músicas), confecção de material impresso com as propostas (santinhos xerocados), caixas e papéis para a confecção das urnas.

Avaliação: Através de um acompanhamento nos grupos e individualmente verificando se houve busca de informações e registro coerente para a produção dos trabalhos. Observar o uso da linguagem oral e escrita. Se houve colaboração individual com o grupo. Observação da postura do aluno frente às situações do cotidiano que envolvam atitudes de respeito, compreensão e solidariedade.


Culminância do projeto: Efetivação da eleição, com a participação da turma que desenvolveu o projeto, convidando o outro terceiro ano para votar e envolver os outros professores (de Música, Espanhol e Educação Física) para a votação. Contagem de votos. Posse dos candidatos e o discurso proferido pelos mesmos. Pretende-se divulgar o projeto no Blog da Escola e no jornal de circulação da cidade.

Atitudes a serem trabalhadas: Respeitar e valorizar a diversidade cultural; Valorizar as discussões e respeitar as várias opiniões expressadas; Trocar ideias e opiniões; Assumir atitudes de respeito pelos outros; Tomar posição perante os problemas sociais, como a violência, necessidades locais da população dos bairros, etc. Assumir compromissos diante da importância do seu papel na sociedade; Colaborar na criação de propostas de soluções coletivas; Adotar atitudes de compreensão, solidariedade e deveres como cidadãos.

Obs: Não será permitido partidos que já existem. A intenção é que os alunos criem siglas e candidatos, evitando opiniões pessoais sobre os candidatos reais do município.
Autora: Flávia Garcia Fernandes


E.M.E.F. 29 DE SETEMBRO 2012 – TERCEIRO ANO.
Projeto "O bairro da escola"
Professora Flávia Garcia Fernandes
Duração: II Trimestre 2012
Objetivos:
                     Estudar o bairro Moinho Velho, o qual a escola situa-se (história, desenvolvimento, aspectos sócio-econômicos e culturais etc.).
                     Identificar características do local em que moramos.
Descrição do projeto:
  Num primeiro momento,pesquisar a história do bairro e pontos importantes ( indústrias, comércios, curiosidades e aspectos da comunidade escolar.  A Segunda parte do exercício foi analisar a vida dos habitantes dos bairros e a situação do meio-ambiente. As crianças deveriam verificar se eles estavam satisfeitos com a sua cidade, com o bairro,  o que eles precisavam, como estavam o abastecimento de água, a coleta de lixo,  e a qualidade de vida (lazer).Procurar  no jornal várias notícias indicam a situação da cidade/bairro: o que está bom e o que precisa ser melhorado; para verificar as condições ambientais e como podemos melhorar os desafios. Nesse momento, o professor e a professora estiveram orientando as crianças, mas procurando com que elas mesmas resolvessem os problemas, através do questionamento constante. Procurar na internet a localização do bairro na cidade, na região e estado.

                     História do bairro
                     Aspectos físicos
                     Atividades econômicas
                     Dados populacionais
                     Educação
                     Linhas de ônibus
                     Serviços e lazer
                     Bairros Vizinhos ( enfatizar o bairro São Miguel)
                     Vias de acesso e distâncias
                     Rios e córregos
                     Curiosidades e fotos.

Obs: A professora deve orientar a escrita e ortografia. Para a ilustrar o bairro, as crianças desenharão símbolos para os itens; o professor discutiu o que era um símbolo e pediu que as próprias crianças dessem exemplos para cada item . Expor painel das curiosidades, imagens e reportagens. Descrever o passeio pelo bairro em texto coletivo.

METODOLOGIA: Solicitar que os alunos escrevam no quadro o nome do bairro em que moram e uma característica. Perguntar a eles se sabem quais são as transformações que ocorreram no Brasil desde o início da construção dos estados e capitais.  Comente sobre as mudanças que acontecem nos bairros onde moramos e solicite que façam uma pesquisa com seus familiares ou vizinhos.
Construa com os alunos as perguntas que serão feitas para os entrevistados a na pesquisa a ser feita. Caso eles tenham fotos e possam mostrar na escola, que elas sejam anexadas à entrevista.
Para iniciar, os próprios alunos podem colocar numa folha quais mudanças eles viram acontecer no bairro onde moram. Criar um momento do VOCÊ SABIA: (Os próprios alunos podem pesquisar para aumentar as informações, como por exemplo:
Você sabia que a maior parte das cidades brasileiras estão divididas em bairros? Você sabia que São Paulo está dividida em 91 bairros? Você sabia que... Leve os alunos ao laboratório de Informática para realizar uma pesquisa na internet sobre o conteúdo trabalhado, bem como as questões da entrevista. Após toda a atividade realizada faça algumas perguntas, no caderno, aos alunos como, por exemplo: Onde está localizada a sua escola? Está no mesmo bairro em que você mora? Se a resposta for negativa, responda em que bairro ela está situada.- Escreva o nome dos bairros próximos à escola. - Seus familiares moram em quais bairros? Produzir um desenho que descreva o bairro. Desenhar a escola, o que tem em seus arredores, como o comércio ou as casas, a área verde.

Outras Atividades:

                     Passeio aos arredores da escola.

                     Pesquisa da sua casa no bairro, no google maps (aulas de Informática).

                     Resgate de fotos antigas do bairro e escola.

                     Pesquisa: O bairro em que moramos é um lugar muito importante para cada um de nós. Pois é nele que se encontram sua moradia, a rua onde você brinca, o local de compras, onde vivem amigos e vizinhos. Os alunos farão uma pesquisa com os pais ou vizinhos para saber como era antigamente o bairro onde moram.

Avaliação: Pedir para os alunos apresentarem seu desenho e sua descrição do bairro.
VISITA DOS TERCEIROS ANOS A FÁBRICA DE CALÇADOS NO BAIRRO MOINHO VELHO  - DOIS IRMÃOS.





Propostas  e Letras de Músicas digitadas pelos alunos: foi a primeira vez que muitos tinham usado processador de texto . Digitações lentas , mas   no final, todos ganharam  as propostas de todos os Partidos  do Bairro.



CARTAZES COM PROPOSTAS DOS PARTDOS:
PARTIDO SÃO MIGUEL- PSM
 PARTIDO DOIS IRMÃOS- PDI
PARTIDO DA ESCOLA - P.E.
PARTIDO DO RIO GRANDE DO SUL - PRS







PROJETO AMIZADE PRIMEIRO ANO

 
EMEF IMPERATRIZ LEOPOLDINA
NOVO HAMBURGO – BAIRRO:IDEAL 
PROJETO: AMIZADE COM AMOR SE FAZ NA ESCOLA: SEGUNDO TRIMESTRE
 
                                                       Professora Flávia Garcia Fernandes
                      


                      

OBJETIVOS :

                     Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;

                     Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família;

                     Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;

                     Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos;

                     Trabalhar em equipe com alunos, professores funcionários e toda gestão escolar.

                     Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;

                     Apropriar os conceitos matemáticos de adição e multiplicação das virtudes e das amizades;

                     Apropriar os conceitos matemáticos de subtração, utilizando os sentimentos negativos como inveja, egoísmo, desrespeito, etc.

                     Conhecer as variadas maneiras amizades que podem estabelecer com animais, plantas, etc. Introduzir o estudo sobre os animais, ressaltando a amizade que podemos ter pelos mesmos.

MATERIAL:

                     Livro Ninguém é igual a Ninguém (Regina Otero e Regina Rennó).

                     Textos diversificados sobre o tema da Amizade e Fraternidade; interpretação e redação pessoal.

                     Filme sobre o tema de amizade e fraternidade.

                     Texto extraídos site: História para criança ler, ouvir e sonhar

 

PLANEJAMENTO :

 

1º Sensibilização. 2º Concretização. 3 º Integração. 4º Exposição.

 

TEMAS TRANSVERSAIS:

 

ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento para esclarecer os conteúdos.

 

SAÚDE: participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.

 

PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos sócio afetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.

 

CIDADANIA: Direitos e deveres individuais e coletivos.

 

EXECUÇÃO:

Sensibilização: Este é um projeto interdisciplinar que aborda todas os alunos, professores e funcionários  da escola. Desenvolver a aprendizagem dos valores humanos de união, fraternidade, amizade, companheirismo, respeito e amor ao próximo através de situações compartilhadas em grupo.

 


CONCRETIZAÇÃO:

                     Para estimular a criatividade dos alunos foram criadas Monitores da paz  para que todos participasse e sejam responsável pela escola  e o bem estar de todos.

                      Incentivar a leitura compartilhada por meio do livro Ninguém é igual a ninguém. Estrutura textual de um livro; Estrutura da frase; Coletivo, encontro consonantal, separação de sílabas;

                     Desenvolver a oralidade e a escrita através do reconto oral e da composição escrita do bilhete para o colega. Estrutura funcional do BILHETE.

                     Valores Humanos no dia-a-dia; Pintura de faixas gigantes sobre o tema.

                     Serão sorteados  aleatoriamente livros paradidáticos ou revista de atividades durante todo o mês de fevereiro na sala de aula que mas se destacar.

  

IINTEGRAÇÃO:

 

                     Ao iniciar a aula, fazer uma oração agradecendo a Deus pelos nossos colegas de classe, pelos nossos amigos que não estudam na escola e pela nossa família. Ressaltar o amor ao próximo. Realizar um círculo na sala de aula (mudar a disposição das carteiras, se for possível).Contar a estória do livro Ninguém é igual a ninguém de Regina Otero e Regina Rennó. Perguntar aos alunos o que entenderam sobre a história e como podemos fazer para respeitar as diferenças entre os nossos colegas.Os alunos realizarão leitura silenciosa e oral do texto (verificar as dificuldades na leitura, realizando a mediação na transcrição da linguagem e na compreensão da palavra escrita). Realizar atividades referentes ao texto: I n t e r p r e t a ç ã o.

                      Introduzir o estudo dos animais, conversando com os alunos sobre a importância de cuidarmos deles com carinho. Falar sobre a amizade que alguns animais têm com as pessoas (o pássaro e o cão, por exemplo).

                     Realização da leitura silenciosa e oral do texto Como viver em fraternidade. Fazer uma interpretação do texto com o grupo .Na celebração da amizade, viver em fraternidade é melhor que brigar. Uma das maneiras de viver bem é ser honesto e falar a verdade. Desenvolver problemas matemáticos para os alunos resolverem com situações sobre amizade

 

                     Iniciar a aula conversando com os alunos sobre a importância de sempre observarmos o nosso jeito de ser. Devemos nos livrar de sentimentos ruins e pedir sempre à Deus que nos ilumine e nos capacite para o perdão. Ressaltar a necessidade de ajudarmos uns aos outros e vivermos sempre em união. Em seguida, realizar a leitura de um texto sobre a reavaliação de nossas vidas

                     É bom saber trabalhar com o colega. Explicar aos alunos que nesse momento, nós iremos realizar a leitura do livro Ninguém é igual a Ninguém, em duplas. Explicar que cada um possui características próprias e como é importante a gente saber respeitá-las. Os alunos reunirão em duplas. Cada dupla irá receber um livro Ninguém é igual a ninguém. Eles realizarão a leitura e cada integrante da dupla escreverá um bilhetinho para o outro. Em seguida, cada aluno lerá o bilhetinho que recebeu em voz alta e o colocará no PAINEL DOS AMIGOS (um cartaz em papel sulfite com os envelopes pequenos colados). Colar bilhete e envelope. Conversar com os alunos e explicar que nós também podemos ter amizade com as árvores. Explicar que elas retribuem os bons cuidados com refrescantes sombras e, algumas delas, com deliciosos frutos.

 

EXPOSIÇÃO:

 

                     Expor todos os trabalhos na parede da escola.

                     Apresentação dos trabalhos na acolhida.

                     Exposição de um pomar da amizade do projeto Mais educação.


CONCLUSÕES E APLICAÇÕES:

 

           Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família e da Escola, incentivando o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo, diminui o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos. Eles devem aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre cada um.

         Acredito que o "jeitinho” de ensinar de cada professor é o verdadeiro método, mas como todo método exige uma base na qual nos apoiamos, chegamos a conclusão que os projetos são necessários e acredito que estamos  lançando sementes, que germinarão, e convidamos a todos que tragam novas sementes para compor um verdadeiro pomar que é a escola.


 

REFERÊNCIAS:

 


 

Projeto:Amizade  Com Amor se faz na Escola - Paraíso do Educando, site: paraisodoeducando.blogspot.com/. ../projeto-amizade-com-amor-se-f...